quarta-feira, 7 de agosto de 2013

// // Deixe um comentário

Aprendizagem e música juntos. Será que da resultados?

O conceito de música e aprendizagem juntos é um pouco difícil de fazer as pessoas entenderem, principalmente porque elas vão até a música como um meio de divertimento, relaxamento e outras coisas do tipo, porém, temos a consciência de que muitas crianças e adolescentes aprendem sim com essas pequenas canções que escutam, mas de que forma?

Música e aprendizagem juntos



O termo música na aprendizagem


Temos atualmente diversas formas de aprendizagem e a que muitas pessoas de diversas idades recorrem é definitivamente a música, principalmente para um idioma diferente ou até mesmo uma melhora na  lingua de origem tanto de forma direta quanto indireta.

Ouvir músicas em horas descontraídas podem melhorar sua capacidade de entender diversas palavras e frases como acontece com diversos casos no idioma inglês, fazendo com que as pessoas começam a entender as diversificadas expressões apenas ouvindo o que gostam.


Por que aprendemos com a música?


Como eu costumo dizer, existem dois tipos de didáticas aplicadas e que uma delas ja está conosco, que é a didática prática. Ela tem o papel de fazer entender o que é passado, seja de forma simples ou complexa, mas o ponto exato dela é o gosto.

Pera ai, gosto de que cara? Ta doido?
Aprendizagem e música juntos para a melhoria na educação

Calma, vamos por parte. Essa didática tem o papel de fazer com que você aprenda mais rápido algo que você goste, pois você é estimulado pelo que você está gostando no momento, fazendo com que o conteúdo fique mais fixo facilmente, assim corrigindo algumas falhas de aprendizagem em um específico idioma, por exemplo, entendo então uma forma de conversação e melhorando seu sotaque.
Isso eu ensino melhor na metodologia A Torre dos 9, caso queira ver, clique no link.



Será que aprender com a música realmente da certo?


O aprendizado com a música é muito fascinante. Recentemente tive um aluno que, ainda estudante do ensino médio, ficou de recuperação semestral em 4 matérias, 1 delas era inglês. O conteúdo era totalmente complicado para ele, pois a dificuldade em aprender idiomas no caso desse rapaz é bastante difícil. Usei um método cujo eu o apelidei de A música ensinando.

Enquanto eu estava aplicando essa metodologia com ele, a facilidade na aprendizagem de um novo idioma surgiu como uma gota d'água caíndo em dias chuvosos, foi instantâneo.

A técnica implica em você pegar seus gêneros musicais que mais gosta e separar uma quantidade exata de músicas para que escuta em momentos descontraídos ou em que você não está fazendo nada (recomendo entre 5 e 8 músicas diárias diferentes para que tenha um maior resultado) e então botar a mão na massa.

Ouvir com detalhes a cada som, interagir seu corpo com a música e com o que está sendo dito melhora bruscamente a cada parte da didática prática, fazendo seus resultados aparecerem em pouquíssimo tempo aprendizagem e música juntos


Complemento: Dicas para melhorar sua linguagem


Dica 1 - Trate a música de outra maneira


Tudo bem, sabemos que a música é para nos divertir e fazer com que tenhamos momentos de descontração e reflexão, mas tudo que está sendo dito pode te ajudar direta ou indiretamente. A pesquisa é essêncial, mas nada de traduções, procure entender o que cada palavra significa e seu sentido por ali, use as regras do idioma que procura aprender para entender o contexto.

Dica 2 - A sua interação com a música tem que ser grande


Talvez até extrema, pois fazer com que a música se torne a fonte de aprendizagem é uma das formas mais gostosas de ter seu conteúdo realmente entendido.

Seja na dança, seja na percepção das batidas, seja com paixão pelas letras. Isso tudo vai sim te ajudar a ter a didática prática estimulada ao máximo e você vai gostar, pode apostar.


E você, acha que a música pode te ajudar na melhora da aprendizagem de algo em específico?
Postagem: Descrição: Avaliação: 5 Analisado por:


Fique atualizado!

Insira seu e-mail e receba sempre as atualizações do blog gratuitamente!

0 comentários:

Postar um comentário