sexta-feira, 9 de agosto de 2013

// // Deixe um comentário

Aprendizagem na prática #2 - O estudo dos jogos

Na postagem anterior, eu havia dito sobre o papel dos jogos na aprendizagem, caso você não viu da uma olhada aqui.

Nesse post, irei dar alguns caminhos para que você use o jogo da maneira certa na hora de preparar seu estudo.

Aprendizagem e jogos - Imaginação

Seja aonde você estiver, em casa ou com os amigos, o ambiente que você deverá estar no momento em que decide usar os jogos para a aprendizagem tem que ser propício para que sua imaginação acorde.

Vou dar um exemplo bem prático e super fácil, que deu muito certo com os alunos que eu aplico.

Coloque um livro didático perto de você ou da tela referente ao assunto do jogo.

Por que? É simples. Quando você começar a adentrar no jogo, você hora ou outra vai dar uma olhada para o livro, é instantâneo.

Sempre que terminamos o jogo, temos a curiosidade de saber o que acontecerá depois disso, e ai entra um ponto que vou falar em outra hora, no caso o autodidatismo. 

Vou colocar um jogo como exemplo, o caso do Assassin's Creed. O jogo é baseado em fatos históricos e guerras antigas, e com esse game eu ja alavanquei bastante as notas de alguns.

Deixe um livro ao lado da tela quando for jogar, sempre que terminar alguma parte e ficou brechas, pare um pouco e procure em seu livro sobre. Isso vai deixar sua imaginação e sua vontade de procurar informações muito maior.

Repetição

Aprendizagem e jogos juntos por uma educação alternativa."As vezes desanimamos por conta da aprendizagem mal formulada, porém, quando existe uma maneira de combatermos isso, nos sentimos motivados."

Essa é uma frase que sempre digo para todos que buscam informações comigo, e isso é algo que deve ser feito para não desanimar: Repetir o processo sempre.

Quando você vê dificuldade em algo, deverá acima de tudo ter a mente aberta para que novas formas lhe ajudem na aprendizagem em um todo.

É capaz que no começo exista uma estranheza, pois é algo novo na sua rotina de estudos, porém a prática vai levar você a um patamar imenso, acredite no tio aqui!


É possível aprender enquanto se diverte?

É uma das perguntas que mais escuto, e pode ter certeza que a resposta é simples: Sim!

O maior problema do ensino tradicional é esse, fazer com que os estudantes vejam o estudo como algo obrigatório, com tempo certo de começar e parar, e os próprios que te ensinam é que vão medir seu conhecimento.

Estranho, não? A pessoa que te ensina quem vai medir o que você "sabe", mas e se o que ele falou estiver errado? Pensou nisso?

O ponto em que quero chegar é que você pode muito bem estudar com suas ferramentas e seu esforço sem problema algum, pois os resultados gerados serão fixos e você não terá problema com dificuldades de uma aprendizagem em um todo.

O papel do professor não é de te passar um conteúdo no quadro, e sim de te mostrar o caminho certo para que você veja a informação exatamente correta.


E você, acha que jogos tem sua parte na educação e na aprendizagem? 

0 comentários:

Postar um comentário